Trabalho de SO
A memória principal tem sido a principal influencia sobre o projeto de sistemas operacionais. A memória secundaria é a memória de armazenamento onde programas e dados são guardados.
Na memória principal devem residir tudo que será executado e/ou referenciados pelo processador. Desta maneira, programas que se encontrem na memória secundária devem primeiro ser carregados para a memória principal para depois serem executados e o gerenciamento desta memória torna-se um fator fundamental para um bom desempenho de um sistema hardware/software.
Apesar de um pouco ultrapassado e de cunho historico quanto à aplicação dos conceitos devido a novas tecnologias como, por exemplo, a memória virtual, mas ainda tem diversas aplicações para outras ocasiões.
9.2 Organização da memória
Devido ao tipo de tecnologia utilizado na criação da memória principal, ela sempre foi relativamente mais cara que a de armazenamento. Por isso, normalmente projetos visam a otimização de seu uso com o intuito de minimizar a quantidade necessária.
A utilização da memória pode ser feita de um processo de cada vez ou de vários ao mesmo tempo.
9.3 Gerenciamento da memória
Todos sistemas operacionais contam com estratégias de gerenciamento de memória para organizar e gerenciar seu uso visando um melhor aproveitamento. Normalmente e realizado por softwares e hardwares próprios para esse fim.
9.4 Hierarquia de memória
A memória era extremamente cara nas décadas de 50 e 60, o que fazia necessário estudos dos projetistas com a intenção de colocar o limite do necessário para não inviabilizar o produto final, mas também não comprometer o desempenho da maquina.
O que será executado deve estar na memória principal para que possa ser usado, mas são armazenados na memória secundaria, pois esse tipo de memória tem custo muito inferior ao da principal.
Foi criada uma hierarquia baseada nos níveis de velocidade e custo. Foi usado para aumentar a eficiência dos