Vitorlbg

482 palavras 2 páginas
Rio de Janeiro, 16 de Dezembro de 2013.
Doenças infecciosas relacionadas com a água
A água, um dos mais importantes itens da sobrevivência na terra tem também seu lado obscuro. O consumo da mesma, deve-se após um tratamento e caso isso não ocorra, pode causar danos aos indivíduos que a consuma.

No mundo, mais de 3 milhões de pessoas morrem através da ingestão direta, na ingestão de alimentos, pelo seu uso na higiene pessoal e no lazer, na agricultura e na indústria.
As principais doenças relacionadas com a falta de saneamento básico relacionada à água são:
Diarréia infecciosa – pode ser provocada por micróbios, que são adquiridos por meio da ingestão de comida ou água contaminada. Os grupos mais afetados pelas diarreias são as crianças e os idosos que, se não tratados a tempo, podem vir a falecer em virtude da desidratação. Cólera - originária da Ásia, é uma doença infecciosa que ataca principalmente o intestino dos seres humanos. A bactéria que a provoca recebe o nome de Vibrio cholerae e é transmitida principalmente pela água. Seus sintomas são: diarreia abundante, cãibras, cólicas abdominais, náuseas e vômitos. Leptospirose - doença bacteriana transmitida pela água e por alimentos contaminados pela urina de animais, principalmente o rato. Seus sintomas incluem febre alta, calafrio, dor muscular, vômito e dor de cabeça forte. Quando não tratada pode afetar os rins, provocar meninge e problemas respiratórios. Hepatite -inflamação no fígado causada por vários tipos de vírus. Seus sintomas são parecidos com os da gripe, além da icterícia.
Esquistossomose –também conhecida como doença do caramujo, é provocada pelo verme esquistossomo. Sintomas: diarreia, dores e problemas em vários órgãos internos do corpo humano.
Essas doenças atingem em sua maioria crianças com idade inferior a 5 anos de idade, onde o índice de mortalidade é maior. Estudos mostram que o acesso a água limpa e ao esgoto tratado, conseguiriam reduzir um quinto do índice de

Relacionados