Trabalho De Romeu Brener Segunda
R : Concreto Simples: O concreto é um material composto, constituído por cimento, água, agregado miúdo (areia) e agregado graúdo (pedra ou brita), e ar.
Concreto Armado: concreto simples (cimento, água, agregado miúdo e agregado graúdo) + armadura + aderência
2 – Quais os tipos de cimentos mais comuns aplicados nos concretos das construções de pequeno porte?
R: CPII E-32, o CPII F- 32 e o CPIII-40.
3 – Quais os dois principais componentes do cimento?
R: O cimento é composto de clínquer e de adições, sendo o clínquer o principal componente, presente em todos os tipos de cimentos. O clínquer tem como matérias-primas básicas o calcário e a argila.
4 - Quais são as classificações das britas quanto às dimensões máximas?
R: - brita 0 – 4,8 a 9,5 mm; - brita 1 – 9,5 a 19 mm; - brita 2 – 19 a 38 mm; - brita 3 – 38 a 76 mm; - pedra-de-mão - > 76 mm.
5 – Qual o conceito de concreto armado?
R: O concreto é um material que apresenta alta resistência às tensões de compressão, porém, apresenta baixa resistência à tração, em torno de 10 % da sua resistência à compressão. Assim sendo, é grandiosa a necessidade de juntar ao concreto um material com alta resistência à tração (o aço), com o objetivo desse material, é resistir às tensões de tração. Com esse material composto (concreto e aço), surge então o chamado “concreto armado”, onde as barras da armadura absorvem ou resistem às tensões de tração e o concreto resiste às tensões de compressão, no que pode ser auxiliado também por barras de aço. No entanto, o conceito de concreto armado envolve ainda o fenômeno da aderência, que é essencial e deve obrigatoriamente existir entre o concreto e a armadura, pois não basta apenas juntar os dois materiais para se ter o concreto armado. Para a existência do concreto armado é imprescindível que haja real solidariedade entre ambos o concreto e o aço, e que o trabalho seja realizado de forma conjunta.
6 – O que são