Trabalho de redes
Trabalho
Diferenças entre SSH/TELNET
SSH
É um protocolo de rede que permitem a conexão com outro computador na rede de forma a permitir execução de comandos de uma unidade remota. Em relação ao TELNET, tem a vantagem da criptografia na conexão entre o cliente e o servidor.
TELNET Telnet é um protocolo de rede utilizado na Internet ou redes locais para proporcionar uma facilidade de comunicação, usando uma conexão de terminal virtual. Os dados do usuário são intercalados em banda com informações de controle em um byte de conexão 8-bit de dados orientado sobre o TCP. É um protocolo standard de Internet que permite a interface de terminais e de aplicações através da Internet. Este protocolo fornece as regras básicas para permitir ligar um cliente a um intérprete de comando. Foi inventado pelas Forças Armadas Americanas para transmissão de dados entre bases militares. Foi disponibilizado ao público em 1977, tendo sido os radioamadores os primeiros a aproveitá-lo. Pode-se dizer que a Internet trabalha por cima do Telnet, servindo-se do seu sistema para funcionar. A transmissão de dados pelo Telnet utiliza software específico que os codifica, permitindo utilizar centenas de portas por nós definidas e reencaminhadas para o computador.
COMUTAÇÃO DE PACOTES
É uma de dados em que pacotes são individualmente encaminhados entre nós da rede através de ligações de dados tipicamente partilhadas por outros nós. A comutação de pacotes é utilizada para aperfeiçoar o uso da largura de banda da rede, minimizar a latência (tempo que o pacote demora a atravessar a rede) e aumentar a comunicação.
A comutação de pacotes é mais complexa, porém, utiliza melhor os recursos da rede.
A comutação por pacotes pode feita das seguintes formas:
Com ligação (circuito virtual): é estabelecido um caminho virtual fixo e todos os pacotes seguirão por esse caminho. Uma grande vantagem é que oferece a garantia de entrega dos pacotes, e de forma ordenada.
Sem ligação