Trabalho de redes
De
Redes
Prof º Botti
Técnicas de Informatica
Redes de Computadores
CoRem rela R
Redes de computadoresção às aplicações domésticas, para
Tanembaum (2003, p. 6):
1.1 Histórico
Os modelos atuais de comunicação de massa (como celulares e internet) surgiram da necessidade de compartilhamento rápido e constante da informação. Segundo explica Pinheiro (2003), no início as redes eram pequenas, possuindo poucos computadores, sendo estas comercialmente usadas em
1964, nos EUA, pelas companhias aéreas. As soluções de tecnologia de comunicação dessas redes normalmente pertenciam a um único fabricante, através de suas patentes.
As redes Ethernet ou redes de arquitetura Ethernet são predominantes no mercado atual. O sucesso se deu devido à padronização dos componentes que nelas são utilizados, garantindo altas taxas de transmissão e baixo custo.
Como fato histórico, Pinheiro (2003) ainda cita que na década de 1970 houve um movimento para padronizar as redes, através de fabricantes diferentes, dando direção à construção de protocolos abertos que poderiam servir a várias soluções; já na década de 1980, as empresas DEC, Intel e Xerox se uniram para criar o que conhecemos hoje como o padrão Ethernet. Veja na
Figura 1.1 a primeira estação de trabalho da Xerox Alto e também a primeira a ser ligada em rede.
1
Figura 1.1: Xerox Alto (1973)
Fonte: Morimoto (2008, p. 15)
1.2 Definição de redes de computadores
A fusão dos computadores e das comunicações e telecomunicações influenciaram diretamente na forma como os computadores são atualmente organizados. O modelo de um único computador realizando todas as tarefas requeridas não existe mais e está sendo substituído pelas redes de computadores, nas quais os trabalhos são realizados por vários computadores separados, interconectados por alguma via de comunicação.
Pinheiro (2003, p. 2) assim descreve o objetivo de uma rede:
Independente do tamanho e do grau de complexidade, o