Trabalho de Redacao Micro
Leticia Garzon e Amaral 1512587
Professora: Daniela Fontes
Babilônia de portas abertas
Resumo da reportagem
A comunidade da Babilônia, estabelecida no bairro do Leme, vive uma espécie de “boom” turístico. Já existem em média 20 albergues na região, em que a procura deve-se principalmente pela exibição da novela de horário nobre da Rede Globo, que tem a comunidade como um de seus cenários e o próprio nome atribuído ao seu título. Os donos dos albergues relatam que com uma maior clientela foi possível aumentar o preço da diária e também que há procura praticamente o ano inteiro. Ainda falam que, na alta temporada cobram em média o dobro da diária da baixa temporada.
Além disso, o aumento do público turista na região ajudou simultaneamente outros setores. Programas de imersão cultural na vida da comunidade estão cada vez mais procurados, e incluem por exemplo: refeições preparadas por moradores, hospedagem por um dia, aulas de grafite e oficinas de pipa e jogos de bolinha de gude. Ainda existe o projeto de formar garotos da própria comunidade para trabalhar nesses programas.
Por fim, os turistas dizem que ao se hospedar em comunidades como a Babilônia, conhecem um outro Brasil, onde vivem uma experiência mais intensa, e se sentem integrados ao local.
Objetivo
A partir da reportagem, será abordado:
Aumento de demanda pelo serviço de hospedagem na comunidade.
Novo preço de equilíbrio
Bens complementares na comunidade
Análise econômica
Antes da exibição da novela da Rede Globo, a comunidade da Babilônia estava em equilíbrio econômico, ou seja, o preço que os albergues cobravam era tal que a quantidade demandada do serviço de hospedagem era igual à quantidade ofertada. Porém, com o maior interesse pela vida das comunidades, houve um aumento da demanda. Sendo assim, para voltar a situação prévia de equilíbrio, o preço pelos serviços aumentou. Ou seja, houve um deslocamento da curva de demanda, causado pela mudança do número dos