Trabalho de Química
Nome: Layza Mayely Nº 20 3° ano do E.M- A
Professora: Ana Marcia
Matéria: Química
INTRODUÇÃO
1. ORIGEM E FORMAÇÃO DOS SOLOS
2. AS FASES
3. COMPOSTAGEM
4. CICLOS
5. CONCLUSÃO
6. BIBLIOGRAFIA
1. ORIGEM E FORMAÇÃO DOS SOLOS
O solo é uma camada mais superficial da crosta terrestre, onde se desenvolve muitas plantas e vive uma grande variedade de animais. Esta camada não é muito profunda, tem em média trinta centímetros de espessura. Ela vem se formando há milhões de anos e é originada de uma rocha matriz, pois inicialmente na crosta terrestre só havia rocha. Com o tempo e sob a ação do calor, do vento e da água, ela foi se desgastando e formando uma parte mineral (areia, calcário e argila) e outra parte orgânica (húmus, restos de animais e vegetais em decomposição).
Muitos solos podem ser formados pelo transporte de sedimentos levados pelo vento, chuva ou por águas dos rios, como as dunas e as terras de aluvião. Quando o solo é originado da própria rocha matriz é chamada de autóctone e quando é formado através do transporte de sedimentos é chamado de alóctone. Logo abaixo do solo, aparece uma camada mais profunda e espessa, que é o subsolo.
2. AS FASES
O solo é um ambiente complexo, formado pelas fases sólida, líquida e gasosa. A fase sólida é formada por substâncias inorgânicas e materiais orgânicos A fase líquida forma a solução do solo, onde se encontram elementos químicos. A fase gasosa, formada pelos gases que circulam entre as partículas do solo, é resultante de processos bioquímicos, como a respiração de raízes, microrganismos e da macrofauna.
3. COMPOSTAGEM
A compostagem é o processo biológico de decomposição e de reciclagem da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal formando um composto. A compostagem propicia um destino útil para os resíduos orgânicos, evitando sua acumulação em aterros e melhorando a estrutura dos solos. Esse processo permite dar um destino aos