Trabalho de Química
A aspirina foi o medicamento mais revolucionário da história da farmacia. O ácido salicilico, vindo da casca do salgueiro, foi isolado pela primeira vez em 1828, pelo francês Henry Leroux e pelo italiano Raffaele Piria, farmaceutico e químico, respectivamente.
Em 1899 a empresa farmaceutica alemã Bayer sintetizou ácido salicilico com o anidrido e produziu o ácido acetilsalicilico, a aspirina. A aspirina foi o primeiro fármaco a ser sintetizado na história da farmácia e o primeiro a ser vendido em tabletes. Mais conhecido como AAS, é um fármaco utilizado como analgésico e anti-inflamatório. Puro é um pó cristalino muito pouco solúvel em H2O porém muito solúvel em álcool.
Possui algumas contraindicações como em casos de suspeita de dengue, úlcera, gastrite hemofilia entre outros. Seus principais efeitos colaterais incluem dores abdominais, náuseas e irritação gastrointestinal.
A aspirina que é o medicamento mais consumido no mundo, usado como analgésico, é derivado do AAS mostrando um exemplo popular da importância do ácido.
Para se sintetizar o AAS deve-se tratar o ácido salicílico com anidrido acético em meio ácido, que atuará como catalizador da reação. Utiliza-se filtração a vácuo e recristalização no processo, com o intuito de obter uma solução purificada do AAS. A recristalização neste processo é muito eficiente pois conforme a solubilidade do AAS diminui com o abaixamento da temperatura e este se torna sólido novamente, as impurezas nele contidas não recristalizam e o AAS se torna purificado podendo-se assim calcular o rendimento.
Materiais
Erlenmeyer (125 ml)
Frasco
Rolha de borracha
Béquer (250 ml)
Bastão de vidro
Bico de BunsenTripé de