Trabalho de química
Nesse procedimento utilizaremos as seguintes vidrarias: * Balão Volumétrico: recipiente com precisão, usado para conter certo volume de soluções em uma dada temperatura; * Béquer: recipiente com ou sem graduação, usado para diversos fins, como preparo de soluções ou aquecimento de líquidos; * Erlenmeyer: recipiente com ou sem graduação que pode ser utilizado em titulação, aquecimento de líquidos ou dissolução de substâncias. * Pipetas: instrumentos calibrados e precisos usados para transferir líquidos entre recipientes. Pode ser volumétrica (para escoamento de volumes fixos) ou graduada (para escoamento de volumes variáveis); * Proveta ou Cilindro graduado: frasco graduado para medidas aproximadas de volumes.
1. Procedimento experimental:
a) Medir o volume indicado em sua pipeta volumétrica e escoar todo o líquido.
b) Zerar uma pipeta graduada e fazer o escoamento do líquido das seguintes maneiras: de 1 em 1 mL; de 0,5 em 0,5 mL; gota a gota.
c) Transferir o volume total da pipeta (graduada ou volumétrica) para uma proveta. Conferir os volumes.
d) A pipeta utilizada deve ser soprada para escoar a última gota ou não? Por quê? Qual a capacidade dessas pipetas (graduada ou volumétrica)?
e) Coloque 100 mL de água em um béquer graduado e transfira-o para um balão volumétrico de 100 mL. Observe a variação de volume.
f) Repita o mesmo procedimento anterior passando água de um erlenmeyer para um balão volumétrico.
Resultados e discussões:
Métodos de purificação de uma substância
Nesse procedimento utilizaremos as seguintes vidrarias: * Béquer: recipiente com ou sem graduação, usado para diversos fins, como preparo de soluções ou aquecimento de líquidos; * Funil de vidro: instrumento utilizado para filtrações simples e para transferência de líquidos; * Tubo de ensaio: pequeno frasco usado para reações em menor escala.
- Procedimentos: 1. Parte experimental: Num béquer, com capacidade para 100