Elementos de máquinas
Juntas Homocinéticas
HISTÓRIA
A Junta Homocinética foi criada em 1927 pelo francês Pierre Fenaille, num palco de grandes disputas pela sua invenção, com o objetivo de se obter a tração dianteira possibilitada pela mesma, permitindo a tração e a direção estar no mesmo eixo.
A palavra homocinética significa velocidade constante que vem do grego homo = igual e kinein = constante.
Anteriormente a junta homocinética existia a junta universal, basicamente dois “U” unidos pela boca da letra por um pino, fazendo com que estes eixos possam ter um movimento independente e que possam gerar um ângulo. Entretanto a junta universal possui um problema, quando o “U” transmite movimento para o outro, existe diferença de velocidade e aceleração entre as duas peças, causando movimentos indesejáveis do volante de direção, ocasionando um desconforto durante as curvas, um problema de segurança.
A maior falha da junta universal foi resolvida pela junta homocinética, nesse novo modelo há esferas entre a parte condutora e a parte conduzida, mantidas espaçadas por meio de pistas. Se não existisse a junta homocinética toda a técnica empregada nos sistemas de tração dianteira estaria comprometida.
Sua aplicação na linha automotiva aumentou com a adoção da tração dianteira nos últimos 25 anos.Basicamente, nos veículos com esse tipo de tração são usados dois semi-eixo, um para cada roda motriz.
A junta homocinética foi então criada para dar mais conforto e mais segurança aos carros de tração dianteira, pois como o nome da junta mesmo diz, ela é uma junta que em que a velocidade entre os eixos é igual.
Componentes e mecânica
Um dos respnsaveis pelo sucesso da tração dianteira é a junta homocinética, que mantem constante a velocidade das partes condutora e conduzida, no caso do carro o semi-eixo e a ponta de eixo, onde são ligadas as rodas a roda. A