Trabalho de Química
1- Quais foram os processos e os resultados do movimento de 1930?
Em 1929 lideranças do estado de São Paulo romperam a aliança com os mineiros representada pela política do café-com-leite, e indicaram o paulista Júlio Prestes como candidato à presidência da República. Em reação, o Presidente de Minas Gerais, Antônio Carlos Ribeiro de Andrada apoiou a candidatura oposicionista do gaúcho Getúlio Vargas. Em 1º de março de 1930 houve eleições para presidente da República que deram a vitória ao candidato governista Júlio Prestes, que não tomou posse em virtude do golpe de estado desencadeado a 3 de outubro de 1930, e foi exilado. Getúlio Vargas assumiu a chefia do "governo provisório" em três de novembro de 1930, data que marca o fim da República Velha.
2- Que nome se deu ao movimento político ocorrido em 1932, que tinha por objetivo a derrubada do governo provisório de Getúlio Vargas?
A Revolução Constitucionalista de 1932, Revolução de 1932 ou Guerra Paulista, foi o movimento armado ocorrido no Estado de São Paulo, Brasil, entre os meses de julho e outubro de 1932, que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.
3- Como ficou conhecido o regime ditatorial exercido por Getúlio Vargas no período de 1937 a 1945?
A Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos ininterruptos (de 1930 a 1945). Essa época foi um divisor de águas na história brasileira, por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.
4-O que foi a Aliança Liberal, formada no decorrer do processo sucessório de Washington Luis?
Em 1929 o presidente paulista Washington Luís contrariou o esquema e indicou um paulista, Júlio Prestes, para sua sucessão. Precisava garantir os interesses paulistas frente aos impactos gerados pela Crise de 29.
5- Como se chamava a aliança política efetuada em 1929, pelos