Trabalho de Química - separação de misturas
É um processo que separa líquidos imiscíveis com a utilização de um funil de decantação. Após a decantação, abre-se a torneira, deixando passar o líquido mais denso.
Exemplos: água e areia e água e óleo vegetal.
Centrifugação
Já a centrifugação é uma maneira de acelerar o processo de decantação, utilizando-se uma centrífuga. Na centrifugação, a decantação é acelerada devido à rotação, que, por inércia, faz com que os sólidos procurem o fundo do recipiente:
Filtração simples
Este é um método de separação muito presente no laboratório químico e também no cotidiano. É usado para separar um sólido de um líquido ou sólido de um gás, mesmo que o sólido se apresente em suspensão. A mistura atravessa um filtro poroso, onde o material particulado fica retido. A preparação do café é um exemplo de filtração.
Filtração a vácuo
É uma filtração é muito demorada, também chamada de filtração por pressão reduzida. Esse tipo de filtração acelera o processo por isso é utilizada. Em laboratório, esse tipo de filtração é realizado usando-se um funil de Buchner feito de porcelana que tem o fundo perfurado.
Dissolução fracionada é o processo de separação de dois ou mais sólidos. Adiciona-se um solvente que dissolva apenas um dos componentes e filtra-se a mistura. Com a evaporação do solvente, recupera-se o sólido. Exemplo: sal + areia. Acompanhe o processo no diagrama abaixo:
Evaporação
Método de separação de misturas sólido-líquido por evaporação do solvente, também conhecido como cristalização. Em recipiente aberto, simplesmente permite-se que o solvente evapore, deixando o sólido. Nas salinas, o sal é obtido a partir da água do mar através deste processo.
Destilação simples
Separa líquido(s) de sólido(s) dissolvidos ou líquido(s) de líquido(s). Na destilação acontecem duas mudanças de estado consecutivas: uma ebulição (vaporização) seguida de uma condensação. Na ebulição é retirado da mistura o