Trabalho de química - madeira
A madeira é uma matéria-prima importante e versátil em vários setores da atividade humana, pois pode ser aplicada a diversas situações. No Brasil a madeira é um produto pouco valorizado como material de construção, embora seja encontrada em abundância na natureza.
2) Vantagens e desvantagens da utilização da madeira:
2.1 Vantagens
Ser um recurso natural renovável e ter baixo consumo de energia para sua obtenção. A economia de recursos hídricos, pois a água não é empregada em nenhuma etapa de seu processo industrial. Proporciona conforto térmico por ser um material isolante. Apesar de ser um material inflamável, oferece alta resistência e estabilidade em caso de incêndio. Em relação ao custo, normalmente fica igual ou mais barato em comparação a outros materiais.
2.2 Desvantagens
Absorve e transfere umidade para o local onde está instalada, é um material combustível, sujeito a deterioração de acordo com as condições do ambiente, podendo sofrer alteração dimensional de acordo com a umidade e temperatura, possui limitação em relação às dimensões.
3) Influencias na Durabilidade da madeira utilizada na construção civil:
O que influencia na resistência da madeira é a sua espécie, que deve ser escolhida de acordo com a utilização. Para aumentar a resistência da madeira às ações do tempo, pode-se fazer uso de produtos químicos e de alguns critérios de montagem: evitar pontos de acúmulo de água; aplicação de impermeabilizantes; utilização da madeira no mínimo 20 cm acima do solo; deixar espaços para ventilação.
4) Utilização da madeira em obras de construção civil:
Utilizadas em andaimes, fôrmas e escoras para estruturas de concreto, estruturas de cobertura, forros, pisos, esquadrias e casas pré-fabricadas.
Referência Bibliográfica: COSTA, Arlindo. MADEIRAS. Disponível em: http://www.joinville.udesc.br/sbs/professores/arlindo/materiais/Tipos_de_madeiras. Acesso em 06 nov. 2012. Engenharia Civil -