Trabalho De Quimica
PATO BRANCO, QUARTA-FEIRA, 08 DE ABRIL DE 2015
INTRODUÇAO
O Efeito Tyndall é o efeito óptico provocado pela dispersão da luz nas partículas coloidais, conferindo-lhes um aspecto turvo, embaraçado, opaco. Isto quer dizer que as partículas de poeira, por exemplo, suspensas no ar podem ser visíveis através de uma réstia de luz que atravessa as árvores.
Este fenômeno foi observado pela primeira vez por Michael Faraday em 1857. Mais tarde, o efeito foi estudado pelo físico inglês John Tyndall.
OBJETIVOS
Analisar quais foram ás mudanças no efeito óptico provocado pela dispersão de luz quando acrescentado Sal e Farinha de Trigo na água.
MATERIAIS UTILIZADOS
3 béqueres iguais;
Farinha de Trigo (REAGENTE);
Sal de cozinha (REAGENTE);
Água;
1 colher de chá;
Caixa de Sapato;
Lanterna;
Tesoura.
RESULTADO E DISCUSSÃO
Na primeira pratica realizada, pegamos uma caixa de sapato, na qual fizemos um furo redondo com a tesoura na parte da frente e um furo quadrado na parte de trás da caixa, lembrando que ambos os furos estavam na mesma linha, após feito isso utilizamos 1 béquer que o enchemos com aproximadamente 250ml de água, após feito isso, colocamos o mesmo dentro da caixa de sapato e colocamos a lanterna posicionada na região onde se encontrava o furo redondo em seguida foi observado através do furo quadrado o que acontecia com a luz que tinha sido direcionada a água. Aconteceu exatamente nada, pois a luz conseguiu penetrar com facilidade a água passando todos os feches de luz sem nenhum problema e de forma nítida.
Já na segunda pratica realizada, onde foi colocado uma colher de chá, com Sal de cozinha no béquer, com a mesma medida de água 250ml, já nessa ocasião aconteceram mudanças significativas, após aplicado o sal de cozinha percebemos que a luz conseguiu atravessar as partículas de água, fazendo como se fosse uma espécie de sombra nas partículas de sal, como por exemplo a água do mar.
Já na prática realizada com Farinha de Trigo