trabalho de quimica
A indústria de alimento se desenvolveu em sua fase inicial para resolver o problema do armazenamento de excedentes e da comercialização de alimento. Ela confere ao produto maior durabilidade e aproveitamento, o processamento é dividido em quatro fases: beneficiamento, elaboração, preservação e conservação, e armazenamento. Os métodos de conservação de alimentos é bastante empregado para aumentar a vida útil do produto. Um exemplo de indústria que usa esses conceitos é a dos refrigerantes. Nela água, açúcar e outros aditivos são misturados e depois gaseificados. A produção de chocolate é outro exemplo do uso de vários conceitos dessa indústria. Os processos de fermentação, secagem, trituração e prensagem são alguns exemplos de processos usados para fabricar esse derivado do cacau. Já o processo de processamento do leite utiliza-se os processos de homogeneização, pasteurização, clarificação e padronização e no processamento de seus derivados. No processamento do açúcar é usado processos de calagem, sulfitação, decantação, centrifugação entre outros.
introduçao:
Após a fixação à terra, o homem dedicou-se às lavouras e à pecuária.
Com o desenvolvimento de técnicas que permitiram o aumento da produção de alimentos, e com o crescimento da população que aumentou a sua demanda, desafiantes problemas se originaram. Entre eles, a geração de produtos excedentes, o que tornou obrigatória a troca de alimentos entre diferentes grupos.
O principal empecilho para a troca de alimentos era a rápida deteriorização da maioria dos alimentos, ou seja, não seria possível estocar os produtos excedentes tempo o sulficiente para serem consumidos. Então meios empíricos de conservação de alimentos foram aos poucos introduzidos.
Com o passar dos anos, a necessidade de consumir ganhou maior importância e, por consequencia, a de produção também. Esse cenário inspirou a criação e o progresso da indústria de alimentos e do desenvolvimento da tecnologia de alimentos.
O valor da