Trabalho de Quimica
Colégio Quadrangular.
Anápolis,21 de Abril de 2014.
Professora: Msc.Guilhermina .
Aluna: Monielle Gomes da Silva nº 26
Série: 3° “A”
Referência Bibliográfica www.grupoescolar.com/pesquisa/alcool-conceito-e-historico.htmlwww.redepsi.com.br/2007/11/26/conseq-ncias-psicossociais-do-alcoolismo-na-vida-social-do-indiv-duo/www.novacana.com/etanol/aplicacoes/www.pt.wikipedia.org/wiki/Alco%C3%B3licos_An%C3%B3nimos Conceito de Álcool
Álcool é um líquido incolor, volátil, com odor característico, obtido através da fermentação de uma solução que contenha açúcar. O álcool etílico ou etanol, encontrado em todas as bebidas com teor alcoólico, é uma droga psicotrópica, lícita, que satisfaz temporariamente uma necessidade de euforia, proporcionando um alívio temporário de tensões psicológicas ou físicas.
Produção do Álcool
O álcool etílico ou etanol pode ser obtido a partir de vegetais ricos em açúcar, como a cana-de-açúcar, a beterraba e as frutas do amido, extrato da mandioca, do arroz e do milho, e da celulose extraída da matéria principalmente dos eucaliptos.
A maior parte do álcool produzido é obtida através da cana-de-açúcar. A mandioca também é utilizada em menor escala. A obtenção do álcool é através da fermentação, ao acrescentarmos água e um pouco de ácido ao melaço. Obtemos o produto chamado mosto de fermentação. Os microorganismos, ao alimentarem, produzem enzimas, que aceleram a transformação do açúcar, agem como catalisadores da reação que transformam o açúcar em álcool.
Esse processo tem duração de 50 horas e o álcool obtido equivale a 13% do volume do mosto de fabricação. Ao final da fermentação, inicia-se a destilação para separar o álcool. Destilação: é utilizada para separar misturas, isto significa isolar componentes, separarem-se misturas formadas por sólidos e líquidos ou por vários líquidos.
Obtenção do álcool etílico: é obtido pela