trabalho de quimica
A teoria geral da administração (TGA) é, em certo aspecto, uma decorrencia da teoria das organizações (TO) ou seja um meio de operacionalizar conceitos e ideologiasa respeio das organizações. A teoria geral da administração (TGA) trata do estudo da administração das organizações em geral e das empresas em particular ela começou com o estudo das tarefas executadas pelos operarios de uma fabrica.
A TGA é um conjunto integrado de teorias em cerscimento expansão e gradativamente abrangente. Começou com uma teoria preocupada inicialmente com alguns poucos aspectos e variaveis situações dentro da organização e que focam exclusivamente no problema mas imediatos e concretos do ponto de vista da sua aplicação. FREDERICK W. TAYLOR (1856-1915)
Frederick taylor foi considerado o fundador da moderna TGA. Taylor teve inumeros seguidores (Engenheiros como: gantt, gilbreth, emerson, ford, barth e outros) sua preocupação original foi tentar eliminar o fantasma do desperdicio e das perdas sofridas pelas industrias americanas e elevar os niveis de produtividade por meio da aplicação de metodos e tecnicas da engenharia industrial. Taylor procurou tirar do operario o direito de escolher a sua maneira pessoal de executar a tarefa no que foi bem sucedido para impor-lhe um metodo planejado e estudado por um professor especializado no planejamento das tarefas. taylor e seus seguidores se preocuparam em contruir um modelo de administração baseada na racionalização e no controle da atividade humana. Uma espécie de de engenharia aplicada a adminitração. Ao buscar uma produtividade sempre maior, a administração cientifica concentrou-se na tecnologia de produção em massa cujo principio se apoiam em coneitos ligado ao estudo de tempoe momentos. os principios de produção em massa são:PADRONIAZAÇÃO, RACIONALIZAÇÃO DE TRABALHO E RITMO.
CARACTERISTICAS DA ENFASE NAS TAREFAS: programatismo: enfase na pratica na aplicação no trabalho