Trabalho de quimica
Estado físico (PTN) : sólido
Estrutura cristalina: cúbica de corpo centrado
Cor e aparência: Branco prateado
Ponto de fusão: 1538 ºC
Ponto de ebulição: 2861 ºC
Condutividade térmica: 80.1 W. m-1.K-1
Densidade: 7.874 g/cm-3 (20ºC)
Entalpia de fusão: 13.81 kj.mol-1
Volume molar: 7.09 cm3/mol-1 (25Cº, 1 atm)
Capacidade calorífica : 25.07 J.mol-1. K-1 (25 ºC, 1 atm)
Aplicações: O Ferro tem grande importância na construção civil como um todo.
O ferro, atualmente, é utilizado para a produção de aço, liga metálica para a produção de vergalhões que vão compor as armações das estruturas de pontes, edifícios, e uma infinidade de outras aplicações.
Além disso tem aplicação de estruturas metálicas do tipo:
- para sustentação de coberturas,
- para montegem de enquadrias metálicas,
- para montagem de grades, grelhas metálicas e montantes metálicos para fechamentos de prédios, etc.
Zinco
O zinco puro é um metal de coloração branco-azulada e pontos de fusão relativamente baixo para um metal: 419,5o C e ponto de ebulição em torno de 917,5o C. Os pontos de fusão e ebulição baixos, incomuns para um metal, são devidos principalmente ao fato de que as duas últimas camadas eletrônicas do elemento estão completas, e a ligação entre os átomos é dificultada. O resultado é uma ligação fraca. O mesmo ocorre com os demais elementos do grupo: cádmio e mercúrio.
O zinco metálico é facilmente atacado por ácidos, produzindo hidrogênio gasoso. Esse, inclusive, é um dos métodos mais comuns para a produção desse gás. Um fato interessante nesse processo é que a reação torna-se mais rápida quando o zinco contém impurezas.
Aplicações:
A principal aplicação do zinco metálico é a produção de ligas ou a galvanização de estruturas de aço. Uma das ligas mais importantes de zinco é o bronze, que consiste na mistura deste elemento com o cobre. Este processo consiste na eletrodeposição de uma fina película de zinco sobre as peças que devem ser protegidas. O zinco pode também