Trabalho de quimica
Em todas as alternativas, o modelo atômico está corretamente associado a um resultado experimental que ele pode explicar, exceto em:
a) O modelo de Rutherford explica por que algumas partículas alfa não conseguem atravessar uma lâmina metálica fina e sofrem fortes desvios.
b) O modelo de Thomson explica por que a dissolução de cloreto de sódio em água produz uma solução que conduz eletricidade.
c) O modelo de Dalton explica por que um gás, submetido a uma grande diferença de potencial elétrico, torna-se condutor de eletricidade.
d) O modelo de Dalton explica por que a proporção em massa dos elementos de um composto é definida. Página 2 de 6 Ano/série: 1º Ano A/B Trabalho Bimestral Disciplina: Química 02. O bombardeamento da folha de ouro (Au) com partículas alfa, no experimento de Rutherford, mostra que algumas dessas partículas sofrem desvio acentuado do seu trajeto, o que é devido ao fato de que as partículas alfa:
a) colidem com as moléculas de ouro;
b) têm carga negativa e são repelidas pelo núcleo;
c) não têm força para atravessar a lâmina de ouro;
d) têm carga positiva e são repelidas pelo núcleo;
e) não têm carga, por isso são repelidas pelo núcleo. 03. No fim do século XIX, Thomson realizou experimentos em tubos de vidro que continham gases a baixas pressões, em que aplicava uma grande diferença de potencial. Isso provocava a emissão de raios catódicos. Esses raios, produzidos num cátodo metálico, deslocavam-se em direção à extremidade do tubo (E). Nesse experimetnos, Thomson observou que: I. a razão entre a carga e a massa dos raios catódicos era idenpendente da natureza do metal constituinte do cátodo ou do gás existente no tubo;
II. os raios catódicos, ao passarem entre duas placas carregadas, com cargas de sinal contrário, desviavam-se na direção da