trabalho de quimica
Química
Nome: Carlos Eduardo Rodrigues dos Santos Nº 3 ano 1E.M. D
A produção do ferro
Como se obtém o ferro metálico
O ferro (Fe) é um elemento químico metálico pertencente à classe dos metais de transição, bi ou trivalente, de cor branco-prateada, dúctil e maleável, que se localiza no grupo 8 e período 4 da Tabela Periódica. Possui número atómico 26 e massa atómica55,845.
O ferro é conhecido desde a Antiguidade (cerca de 2500 a.C.) e foi destronando pouco a pouco o bronze, utilizado anteriormente.No entanto, apenas alcançou grande difusão nos séculos XVIII e XIX, depois de se ter aprendido a extraí-lo e trabalhá-lo de forma económica.
O nome ferro deriva do latim ferrum e do anglo-saxónico iron.
Na Natureza, raramente se encontra ferro em estado livre (meteoritos). O mais frequente é este fazer parte de sulfuretos e óxidos.
Apresenta-se como hematite vermelha (FeO3), hematite parda (2 Fe2O3.3H2O) ligado a várias moléculas de água, magnetite(FeO4), pirite (FeS2) e siderite (FeCO3).
O ferro é o metal mais abundante da crusta terrestre, da qual constitui 4,7%, depois do alumínio.
Este é um material amplamente usado na construção civil devido ao facto de por meio de uma redução no conteúdo em carbono eda adição de outros elementos, se lhe podem conferir propriedades extremamente diferentes. O ferro bruto, obtido do mineral,contém cerca de 4% de carbono. É quebradiço e ao ser aquecido não amolece gradualmente, mas sim de repente. Contudo, se aoferro bruto se extrair o carbono até um conteúdo inferior a 1,7%, este torna-se maleável e passa a chamar-se aço.
Outros melhoramentos notáveis quanto à dureza, elasticidade e resistência à corrosão obtêm-se juntando-lhe outros elementos,como manganês, níquel, crómio, tungsténio, entre outros. Os materiais resultantes chamam-se aços ligados.
Também é importante a propriedade do ferro de ser magnetizado num campo magnético. Em estado puro, apresenta ummagnetismo