trabalho de quimica
Hipertensão arterial
Hipertensão arterial é uma doença crónica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos. A pressão sanguínea envolve duas medidas, sistólica e diastólica, referente ao período em que o músculo cardíaco está contraído (sistólica) ou relaxado (diastólica). A pressão normal em repouso situa-se entre os 100 e 140 MMHG para a sistólica e entre 60 e 90 MMHG para a diastólica. Para que os valores sejam fiáveis, a medida deve fazer-se após um período de repouso de 5 a 10 minutos num ambiente calmo. A largura da braçadeira deve corresponder a 2/3 do comprimento do braço, com comprimento suficiente para rodear bem todo o braço envolvendo cerca de 80% deste. Uma braçadeira muito estreita origina valores falsamente altos e por sua vez uma larga demais estará na origem de falsos negativos.
Osteoporose
Osteoporose é uma doença que reduz a densidade e a massa dos ossos, provocando aumento da fragilidade óssea e maior risco de fraturas. Em grande parte dos casos, o paciente só sabe que está com a doença porque um traumatismo mínimo causou uma fratura, o que não aconteceria em um osso normal.
Conclusão
As doenças degenerativas são cada vez mais prevalentes na sociedade atual, representado as maiores preocupações da área de saúde, seja pelas incapacidades provenientes das mesmas, seja