Trabalho de quimica
“Espelho Infinito”
Professor Orientador: Luiz Boldieri
Alunos: Adonias Moraes Cleison Glen Cleverson Gomes Gelson B. Brizola Jefferson Nunes
Foz do Iguaçu, 2013
OBJETIVO GERAL
O principal objetivo desse experimento é mostrar a capacidade óptica de construir várias imagens iguais, simplesmente colocando um espelho e um semi-espelho, que reflete a imagem várias vezes, sendo conhecido, portanto como espelho infinito.
Construção
- Material Necessário:
Espelho
Vidro
Isulfilm
Lâmpadas de led
Suporte para distanciamento de 2cm(de papelão, plástico ou outro material)
- Montagem:
O espelho infinito consiste basicamente de um espelho, semi-espelho e uma fonte de luz dentro dessa câmera, para que ocorra o efeito das imagens infinitas.
Inicialmente foi cortado o espelho e um vidro do mesmo tamanho, e então aplicado sobre o vidro um filme que reflete boa parte da luz conhecido popularmente como insulfilm, transformando-o num semi-espelho, pois agora ele possui a propriedade de refletir parte da luz e a outra ele deixa passar, ou seja, agindo como um espelho e vidro. Os suportes de distanciamento foram furados de forma simétrica com o mesmo diâmetro dos leds e estes foram encaixados nos furos.
Montado os suportes e preparada a superfície do semi-espelho, foi realizada a montagem, com o espelho em baixo, o suporte com os leds em volta e finalizando com o semi-espelho
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Quando temos uma associação de espelhos, como no nosso experimento, a imagem sofre uma série de reflexões nos dois espelhos antes de emergir do sistema, podemos dispor eles de tal forma que gerem múltiplas reflexões, controlando o ângulo (α) de