Trabalho de Quimica Leis Ponderais
Química
Professora Kátia
Leis Ponderais
E
Radioatividade
Renan Camargo Peroza
Turma:223
Carazinho, Julho de 2014
Introdução: A química é uma ciência em constante desenvolvimento e cada dia estudos estão sendo direcionados para o fator tecnológico e graças aos mentores de épocas passadas este feito tem sido enfatizado ainda mais. No entanto é fundamental estar sempre em divulgando e se interessando no que se passa em nosso dia-a-dia e ao nosso redor.
Leis Ponderais:
No século XVIII, houve um grande avanço do estabelecimento da Química como uma ciência bem fundamentada e os cientistas passaram a adotar o “método científico” em seus estudos. Por meio de estudos meticulosos e experiências cuidadosas, foram introduzidas leis importantes que conseguiram explicar como as reações químicas ocorrem e como as substâncias se comportam com uma regularidade de modo geral.
Entre essas leis estavam as leis ponderais, que eram aquelas que relacionavam as massas dos participantes de uma reação química.
As leis ponderais mais importantes foram duas:
1. Lei de Conservação das Massas ou Lei de Lavoisier
Essa lei foi criada por Antoine Laurent Lavoisier (1743-1794) e disse que:
“Em uma reação química feita em recipiente fechado, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos.”
Atualmente, essa lei é mais conhecida pelo seguinte enunciado:
“Na natureza nada se cria, nada se forma, tudo se transforma.”
Lavoisier chegou a essa conclusão porque ele realizou várias reações químicas e pesou cuidadosamente as massas das substâncias envolvidas no início e no final de cada reação. Por exemplo, uma das reações que ele realizou foi a combustão do mercúrio metálico, produzindo óxido de mercúrio II:
Mercúrio metálico + oxigênio → óxido de mercúrio II 100,5 g 8,0 g 108,5 g
Observe que a