TRABALHO DE LEIS PONDERAIS
UNIGRANRIO - ESCOLA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
QUÍMICA
Fábio Guimarães
Nathália Campello
Thiago de França
LEIS PONDERAIS E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Duque de Caxias – RJ
2013
Fábio Guimarães
Nathália Campello
Thiago de França
LEIS PONDERAIS E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Trabalho da disciplina Química Geral I apresentado à Universidade do Grande Rio – “Prof. José de Souza Herdy” como parte dos requisitos necessários para aprovação na disciplina.
Professor: Ângela Pereira Accioly
Duque de Caxias – RJ
2013
RESUMO
As leis que reagem as reações químicas foram produzidas entre o final século XVIII e inicio do século XIX, antes das teorias sobre átomos, fórmulas ou equações químicas. Essas leis são chamadas experimentais ou empíricas, uma vez que resultam apenas de experiências de laboratório. São classificadas em leis ponderais e servem para calcular quantidades de reagentes e produtos que participam de uma transformação.
O cálculo de quantidades envolve massas, número de partículas e volumes de reagentes e produtos. Hoje em dia, essas leis perderam o caráter empírico e podem ser aplicadas à todas as reações que não modifiquem o núcleo do átomo.
Palavras-Chave: Leis, Massa, Reações.
LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas
FMI – Fundo Monetário Internacional
TCC – Trabalho de Conclusão de Curso
1. INTRodUção
Um trabalho muito complicado para a ciência é a previsão do desenvolvimento de um fenômeno sobre o qual influem vários fatores diferentes. As leis das reações químicas são leis experimentais que surgiram em fins do século XVIII e começo do século XIX. A partir destas leis, as reações puderam ser interpretadas, entendidas e até serem previstas. Das leis surgiram os símbolos, fórmulas e equações químicas.
1.1 Leis ponderais São leis que relacionam as massas das substâncias participantes das reações.