Trabalho De Qu Mica Liga Es Intermoleculares
E.E Profº Rogério Levorin
Professor: Miguel Povreslo Junior
Matéria: Química
Kelly Almeida Ferreira Silva nº 23
Kelly Pereira Montalvão nº 24
2º EM. F
Introdução
As ligações intermoleculares,como o próprio nome indica,são forças de conexão da natureza eletrostática que se estabelece em todas as substancias constituídas por moléculas polares ou apolares. Estas ligações são muito mais fracas que as ligações intermoleculares (aquelas que se estabelecem entre os atamos no interior das moléculas).
Os sólidos iônicos estão unidos por causa da forte atração entre seus íons cátions e seus íons ânions. A maioria dos metais são sólidos a temperatura do ambiente por causa da ligação metálica.
As substâncias que tem ligações covalentes podem ser, em temperatura ambiente, sólida, liquida ou gasosa. Isto mostra que as interações entre estas moléculas podem ser maiores ou menores. Existem três tipos de interações intermoleculares. Elas servem somente para as substâncias que possuem ligações covalentes. São elas:
-Pontes de Hidrogênio ou Ligações de Hidrogênio;
-Forças dipolo-dipolo, dipolo-permanente ou dipolar;
- Forças de London, Forças de Van der Waals ou dipolo-induzido.
- Comparação das Propriedades Físicas nas ligações iônicas, covalentes e metálicas;
Pontes de Hidrogênio
Esta interação intermolecular pode ser chamada também de Ligações de Hidrogênio. É realizada sempre entre o hidrogênio e um átomo mais eletronegativo, como flúor, oxigênio e nitrogênio. Flúor H + Oxigênio Nitrogênio É característico em moléculas polares. Podem ser encontrados no estado sólido e liquido.
É a ligação mais forte de todas, devida à alta eletropositividade do hidrogênio e à alta eletronegatividade do flúor, oxigênio e nitrogênio. De um lado, um átomo muito positivo e do outro, um átomo muito negativo. Isto faz com que a atração entre estes átomos seja