Trabalho Portos
Jacareí – SP
2015
A SITUAÇÃO DOS PORTOS NO BRASIL, E SUA INFLUÊNCIA NO COMÉRCIO EXTERIOR
Trabalho apresentado em cumprimento às exigências da disciplina Logística Empresarial,
Do curso de Administração de Empresas.
Jacareí – SP
2015
Introdução
Uma análise sobre a logística portuária Brasileira e sua influência no comércio exterior e os reflexos na economia interna
Os portos brasileiros têm um dos maiores gargalos de infraestrutura do país. Falta investimento para retirar os terminais portuários do sucateamento.
Mas não é por falta de dinheiro que os portos continuam mergulhados no atraso falta qualidade de gestão. Um estudo realizado pela ONG Contas Abertas com dados do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão mostra um cenário preocupante.
O cenário de investimentos em portos nacionais é o pior dos últimos quatro anos, destaca a ONG. Estavam previstas para 2012 a realização de 17 ações no Rio de Janeiro, mas apenas quatro receberam, de fato, investimentos.
Certamente a globalização do mercado é um fator decisivo no crescimento de um país, principalmente àqueles como o Brasil, que possuem vastas quantidades de commodities e acesso colossal ao oceano. O comércio exterior brasileiro está sendo prejudicado pela displicência das autoridades responsáveis do respectivo setor. Encarecendo os produtos, afetando sua qualidade, prejudicando os comerciantes e consumidores.
Desde os primórdios das exportações brasileiras
É incontestável a importância econômica e histórica dos portos para o desenvolvimento da humanidade, no Brasil os portos também foram e são importantes. O início das atividades portuárias no Brasil deu-se em 28 de janeiro de 1808, com D. João VI, decretando a abertura dos portos às nações amigas. Com isso nossos portos nasceram em um sistema econômico liberal internacional. Em 1869, o governo imperial, logo após a inauguração da ferrovia