Trabalho Porto Maravilha
Parte 3
O Sistema VLT do Rio
O projeto VLT do Rio consiste no principal componente de infraestrutura de transporte de Operação Urbana Consorciada da Região do porto do Rio, em execução por meio de uma parceria público-privada, também é chamado de Projeto Porto Maravilha.
A implantação do sistema de VLT (sistema de veiculo leve sobre trilhos) tem como objetivo:
-Ser um transporte de média capacidade, de confiabilidade e eficiência elevada.
-Revitalizar o espaço urbano, em harmonia e equilíbrio com os projetos urbanísticos e de transporte na região, gerando impactos positivos à população.
-Interligar os principais eixos de transporte da área central da cidade, pontos turísticos e/ou de grande circulação, atuais e projetados para a região.
-Cumprir a função de ligação dos deslocamentos internos na região portuária e entre esta e a Área Central de Negócios, aeroporto Santos Dumont, estações de metrô, trens e com o futuro TAV.
- Reduzir os impactos ao meio ambiente.
Para a montagem das alternativas de traçados foram consideradas as ações em curso pela Prefeitura e pelo governo do estado do Rio de Janeiro:
-Ampliação da frota do sistema metroviário.
-Ampliação da frota e recuperação das estações do sistema ferroviário (subúrbio).
-Ampliação da frota e recuperação das estações das barcas.
-Estudos de racionalização do sistema de transporte público por ônibus (implantação de BRT’s , BRS’s, realocação de terminais).
-Restrição à circulação de automóveis na área central da cidade.
-Restrição a estacionamentos em vias públicas. Para o cumprimento dessas diretrizes foi necessário a expansão do VLT até a região do aeroporto Santos Dumont e do terminal das barcas, em uma primeira etapa, e posteriormente, a sua extensão à região da Gloria, Lapa, Cidade Nova e São Cristóvão.
O projeto Porto Maravilha visa ir alem do que apenas recuperar a área portuária para o turismo, ele visa gerar um pólo de serviços em conjunto com a Área Central de Negócios,