Trabalho de Qsms na Industria
INTRODUÇÃO
As mudanças no mundo do trabalho e as inovações tecnológicas tem aumentado significantemente a produção nas empresas eliminando assim tarefas pesadas.
O homem quando surgiu na face da terra necessitou trabalhar para a sua sobrevivência. Essa relação entre homem e tecnologia ocasionou novos riscos para a saúde dos trabalhadores, transtornos em aspectos físicos, mental ou social.
Dai em, 1.700 foi publicado na Itália em livro, cujo o autor era um médico chamado Bernardino Ramazzini este ficou conhecido como o pai da medicina do trabalho.
*Em 1919, foi criada a Organização Internacional do Trabalho – OIT surge à primeira lei brasileira de acidente do trabalho.
* Em 1920, surge o primeiro médico do trabalho no Brasil.
*Em 1943, foi aprovada a CLT ( Consolidação das Leis do Trabalho ), pelo Decreto-Lei nº 5.452 de 1º de Abril.
*Em 1978, a Portaria 3.214 de 8 de Junho aprovou as Normas Regulamentadoras (NR´s).
Então veio no século XVIII, na Inglaterra, um movimento que mudaria toda concepção em relação aos trabalhos realizados, aos acidentes e doenças profissionais que deles advinham. As tarefas a serem executadas pelo trabalhador eram repetidas, o que levaram a um crescente número de acidentes. Na época não havia critério para o recrutamento de mão de obra; homens, mulheres e até mesmo crianças eram selecionadas sem qualquer exame inicial.
Instalou-se em 1831, uma comissão para analisar a situação dos trabalhadores. No Brasil surge a primeira lei contra acidente em 1919. Em 1934 surge a lei trabalhista. Em 1972 foi baixada a portaria nº 3237 pelo governo federal, ainda nos anos 70, surgem à figura do Engenheiro de Segurança do Trabalho nas empresas. Em 08 de Junho de 1978, é criada a portaria de nº 3.214 que aprovas as Normas Regulamentadoras – NRs. Que são controles preventivos estabelecido de forma sistêmica, com o objetivo de tornar e manter os locais de trabalho saudáveis e seguros.