trabalho de processos gerenciais
Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. É uma palavra com origem no latim “administratione”, que significa “direção, gerência”.
A administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações. É praticada especialmente nas empresas, sejam elas públicas, privadas, mistas ou outras.
A definição de administração é a tomada de decisões referentes aos objetivos e recursos para melhor conduzir ao objetivo final. Os recursos são as pessoas, informação, espaço, tempo, dinheiro entre outros.
Quando é referida a expressão tomada de decisões, quer dizer que ocorre um planejamento, organização, execução e direção e por fim o controle. Os recursos já foram mencionados acima e os objetivos são os resultados esperado do sistema.
A Administração não se resume mais a um simples processo cíclico e linear de planejar, organizar, dirigir e controlar toda a atividade organizacional. Ela é muito mais do que isso, como veremos neste livro. Apesar de ser uma das mais jovens ciências da humanidade - mais nova que a sociologia, psicologia e a física quântica - a Administração já mostrou daquilo que é capaz.
Na verdade, muito do que aconteceu no século passado - e o século 20 é considerado o século da Administração - em termos de criação de riqueza e do espetacular aumento da qualidade de vida das sociedades mais avançadas se deveu ao forte impulso provocado pela Administração. Ela foi o elemento catalizador que permitiu que as descobertas e invenções das várias ciências - física, química, medicina, biologia etc. - pudessem ser transladadas para que rapidamente as organizações as transformasse em produtos e serviços disponíveis à sociedade. Na verdade, foi a Administração que permitiu às várias ciências a oportunidade de transformar as suas invenções e descobertas em benefícios