Trabalho de primeiros socorros
Nesse pequeno trabalho, veremos resumidamente, como são classificados os tipos de ferimentos e suas causas e como podemos proceder em caso de acidentes, dando o suporte necessário e correto para os primeiros socorros a fim de auxiliar no salvamento e alívio da dor da vítima.
Boa leitura!
FERIMENTOS
Qualquer rompimento anormal da pele ou superfície do corpo é chamado de ferimento. A maioria dessas lesões comprometem os tecidos moles, a pele e os músculos. As feridas podem ser abertas ou fechadas.
FERIMENTOS FECHADOS
Ocorrem em consequência de contusões, compressões e abrasões. Esses mecanismos lesam os tecidos da pele e podem provocar rompimento dos vasos sanguíneos. O trauma provoca o acúmulo de líquido nos tecidos e o rompimento dos vasos gera sangramento. Esses ferimentos são chamados de contusões. Dependendo da intensidade da energia e da força aplicadas, outras estruturas mais profundas, como músculos, ossos e órgãos, podem ser lesados junto com a pele. Os ferimentos fechados podem ser divididos em três grupos: * EDEMA: É a elevação e palidez da pele na área que ocorreu o impacto, que surge de 1 a 3 minutos após acontecer o trauma.
* HEMATOMA: É o extravasamento de sangue entre os tecidos (tecido subcutâneo, fáscia, músculo e órgãos), com formação de aumento de volume pela ruptura de vasos.
* EQUIMOSE: É o extravasamento de sangue no tecido subcutâneo, em consequência à ruptura de capilares, sem ocorrer o aumento de volume. As equimoses, exceto as espontâneas e os post-mortem, atestam que ocorreu ação contundente, esse extravasamento forma uma mancha de coloração preta azulada (característica), que com a progressiva reabsorção vai se modificando.
FERIMENTOS ABERTOS
É qualquer ferimento onde há rompimentos da integridade da pele. Esse ferimento é resultado de um trauma de alta ou baixa energia, e varia conforme a superfície de contato com o agente. Existem vários tipos desses ferimentos. Entre eles estão:
*