Trabalho de Precificação
I. INTRODUÇÃO........................................................................................03 e 04
II. DESENVOLVIMENTO..........................................................................05 à 10
III. CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
IV.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...................................................................................... 12
INTRODUÇÃO
A precificação no comércio eletrônico é um assunto que ganha cada vez mais destaque na mídia especializada. Frequentemente, lemos artigos sobre a incrível volatilidade de preços no e-commerce e sobre os desafios de monitorar a concorrência. Esse aumento de relevância do assunto não acontece sem motivo. A necessidade de saber o preço da concorrência é um problema tão antigo quanto o próprio varejo. Com o desenvolvimento do comércio eletrônico, esse problema tornou-se ainda mais desafiador.
A precificação é fundamental para o varejista competir de forma mais efetiva no mercado, aumentando as vendas, gerando maior margem de lucro e rentabilizando a linha de produtos como um todo.
Além disso, ter visão da concorrência através do recurso de monitoramento aliada a automação das suas decisões, permite que toda e qualquer oportunidade seja aproveitada 24 horas por dia, sete dias por semana.
Em cursos de administração aprende-se que o preço deve ser formado pela soma de produto + custo + margem. A formula simplista, no entanto, só funciona para quem “navega em mar azul” (Mercados em que há pouca ou nenhuma concorrência). No cenário das lojas virtuais o mar é vermelho: a oferta maior que a procura e as práticas comerciais geram brigas por centavos.
Neste contexto, contar com a ajuda de uma ferramenta que traz informação exata sobre o que os concorrentes estão vendendo e, especialmente, por quanto vendem, vale ouro. A dificuldade em estar atualizado, cobrando um