Trabalho de PPI - RH
2013
Administração
1. ADMINISTRAÇÃO
Neste tópico será definido o conceito de administração, pois posteriormente este servirá como base para a definição do processo de administração de Gestão de Pessoas.
Segundo Chiavenato administração é uma ciência que estuda os principais problemas da empresa, visando melhorar o desempenho através de técnicas de planejamento, organização, direção e controle.
É a aplicação de técnicas com o intuito de estabelecer metas e operacionalizar o seu alcance pelos colaboradores participantes das organizações a fim de que se obtenham resultados que satisfaçam as necessidades de seus clientes assim como às suas próprias. (CHIAVENATO, 1997, p. 10)
Com essa definição podemos concluir que, o Administrador é o responsável pela tomada de decisões de uma empresa. Especulando as necessidades, solucionando os problemas, dimensionando recursos, planejando suas aplicações, desenvolvendo estratégias, aplicando as técnicas disponíveis, entre elas, a Gestão de Pessoas, garantindo a eficiência de um todo para alcançar as metas.
Compete ao Administrador possuir habilidades técnicas, métodos e práticas definidas com o objetivo de gerenciar de maneira correta os interesses da organização. Depende dele e de seus colaboradores o sucesso ou fracasso da empresa.
Segundo Robert L. Katz, professor e executivo de empresa, existem três tipos básicos de habilidades que os administradores precisam ter:
Habilidade técnica: Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos necessários para o desempenho de tarefas específicas, por meio da experiência e educação.
Habilidade humana: Consiste na capacidade e facilidade para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e liderar grupos de pessoas.
Habilidade conceitual: Consiste na capacidade de compreender a complexidade da organização como um todo e o ajustamento do comportamento de suas partes. Essa habilidade permite que a pessoa se