Trabalho de Portugu s Lima Barreto
Lima Barreto: obra e biografia
Abril/2015
Ana Carolina Bacco Sampaio
Andressa Boscari Mucciolo
Beatriz Bonisio de Oliveira
Daniel D’Andrea Barbosa Leal
Gabriela Paleta Duarte
Juliany Acero de Mello Rebolo
3° I – Edificações
01, 03, 05, 11, 18 e 23.
http://pensador.uol.com.br http://www.portugues.com.br http://maicongoncalves.xpg.uol.com.br http://www.letras.ufmg.br São Paulo, 08 de abril e 2015.
Vida e obra de Lima Barreto
“Cada louco traz em si o seu mundo e para ele não há mais semelhantes: o que foi antes da loucura é outro muito outro do que ele vem a ser após.”
Lima Barreto
Fotografia de Lima Barreto
Afonso Henriques de Lima Barreto, mais conhecido como Lima Barreto famoso romancista e jornalista brasileiro, nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 13 de maio de 1881.
Combateu com unhas e dentes o preconceito e a discriminação racial do negro e do mulato, o que levou sua importância histórica além do campo da Literatura.
Filho de família humilde, porém de bom nível cultural, estudou no Colégio Pedro II (curso secundário) e contou com a proteção do Visconde de Ouro Preto, graças a quem conseguiu ingressar no curso de Engenharia da Escola Politécnica, algo improvável para alguém com as mesmas origens.
Perdeu a mãe, a professora primária Amália Augusta, aos seis anos e, em virtude da doença mental que acometia o pai, Lima Barreto precisou abandonar a faculdade para sustentar a família, madrasta e irmãos o que o levou a escrever textos para jornais cariocas para aumentar a renda. Logo depois começou a trabalhar como escrevente copista na Secretaria de Guerra.
Todos esses fatores influenciaram em muito o estilo do escritor que, embora seja considerado uma espécie de patrono dos autores boêmios e rebeldes, além de ser muito lembrado pelos constantes problemas com o