Trabalho De Portugu S Lima Barreto
Em sua obra, de temática social, privilegiou os pobres, os boêmios e os arruinados. Foi severamente criticado pelos seus contemporâneos parnasianos por seu estilo despojado, fluente e coloquial, que acabou influenciando os escritores modernistas. É um escritor de transição: fiel ao modelo do romance realista e naturalista do final do século XIX, procurou entretanto desenvolvê-lo, resgatando as tradições cômicas, carnavalescas e picarescas da cultura popular, ao mesmo tempo em que manteve "uma visão neo-romântica e elegíaca da natureza, da cidade e do ser humano".
Também queria que a sua literatura fosse militante. Escrever tinha finalidade de criticar o mundo circundante para despertar alternativas renovadoras dos costumes e de práticas que, na sociedade, privilegiavam pessoas e grupos. Para ele, o escritor tinha uma função social.
Características e estilo literário: - Escreveu romances, sátiras, contos, textos jornalísticos e críticas. - Abordou em suas obras as grandes injustiças sociais; - Fez críticas ao regime político da República Velha. - Possuía um estilo literário fora dos padrões da época. Seu estilo era despojado, coloquial e fluente. - É um escritor de transição entre o Realismo e o Modernismo.
Foi um grande critico da época da República Velha no Brasil, com o intuito de romper o nacionalismo ufanista, sendo também muito criticado por usar um estilo despojado, coloquial e fluente.
Em sua opinião, o escritor tinha uma função social. Ele utilizava em suas obras temas sociais, os boêmios, arruinados e privilegiou os pobres e queria que sua literatura fosse militante.
Lima Barreto tinha a finalidade de criticar o mundo circundante "para surgir novas alternativas perante as práticas e costumes que, na sociedade, privilegiavam pessoas e grupos.