Gestao Ambiental
Norma ISO 14000
Vivemos atualmente a maior crise hídrica da história. Economia dos recursos naturais não é o assunto da moda, ele veio para fazer parte do nosso cotidiano. Devido à atual conjuntura, as empresas devem atender às exigências do mercado, onde praticar a gestão ambiental é um diferencial de produto e qualidade dos serviços oferecidos.
Para agregar mais valor ao produto, as empresas estão modificando o perfil empresarial para mostrar ao consumidor que a preocupação com o meio ambiente está presente em sua rotina, para garantir esse novo perfil, é preciso possuir o Certificado ISO 14000.
ISO 14000 é constituído por uma série de normas que determinam diretrizes para garantir que determinada empresa pratique a gestão ambiental, seu principal objetivo é garantir o equilíbrio e proteção ambiental. É um comprometimento da empresa com a legislação ambiental vigente e com a sociedade, que deve reforçar através da demanda de consumo a aprovação para que às demais empresas também foquem na obtenção do Certificado ISO 14000.
Quando digo empresa, posso analisar todo o impacto que isso gera para uma sociedade, pois ao buscar essa certificação é necessário treinar todos os funcionários da organização para que se adequem às legislações ambientais, fazendo com que essa nova compreensão atinja também às famílias dos colaboradores.
Existe uma versão brasileira do conjunto de normas da ISO 14000, conhecida por ABNT NBR ISO 14000. É formado pelas seguintes normas:
ISO 14001: trata do Sistema de Gestão Ambiental (SGA), sendo direcionada à certificação por terceiras partes.
ISO 14004: trata do Sistema de Gestão Ambiental, sendo destinada ao uso interno da empresa, ou seja, corresponde ao suporte da gestão ambiental.
ISO 14010: são normas sobre as Auditorias Ambientais. São elas que asseguram credibilidade a todo processo de certificação ambiental, visando as auditorias de terceiras partes, nas quais se verificam os