Trabalho de Portugu s Argumenta o
Disciplina: Português
Professora: Luciana M. de Castro
Nome: Giovana B. França
Nº: 09
Turma: 3º ANO - EM
- 2º Bimestre -
_____________________________________________________________________
O QUE É ARGUMENTAÇÃO? Segundo o dicionário da língua portuguesa, "argumentar", seria: arte, ato de argumentar/ troca de palavras em controvérsia, disputa. Mas, se nos aprofundarmos, definimos "argumentação", como a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de fundamentar-mos determinada ideia. Também podemos dizer que, seja uma organização discursiva com características próprias que a diferenciam de outros modos de organização do discurso, como a narração, a descrição e a explicação.
Uma boa argumentação, só pode ser feita com pequenas regras, que encontramos facilmente em textos no nosso dia-a-dia, ou até mesmo quando tentamos convencer o próximo de que nossos fatos são os corretos.
São elas:
Os argumentos devem ter um embasamento, nunca deve-se afirmar algo que não venha de estudos ou informações previamente adquiridas. Os exemplos dados devem ser coerentes com a realidade, ou seja, podem até ser fictícios, mas não podem ser inverossímeis.
Caso haja citações de pessoas ou trechos de textos os mesmos devem ser razoavelmente confiáveis, não se pode citar qualquer pessoa.
Experiências que comprovem os argumentos devem ser também coerentes com a realidade.
Há de se imaginar sempre os questionamentos, dúvidas e pensamentos contrários dos leitores quanto à sua argumentação, para que a partir deles se possa construir melhores argumentos, fundamentados em mais estudo e pesquisa.
A argumentação, em geral, não trabalha com fatos que estejam evidentes, na realidade ele investiga opiniões para formar assim uma opinião mais coerente.
QUAIS OS TIPOS DE ARGUMENTAÇÃO?
Argumentação por citação: Quando querermos defender uma ideia, procuramos pessoas "consagradas", que pensem como nós diante do