Trabalho de pesquisa tema O que é Psicologia?
-A Psicologia ou as psicologias
Ciência e senso comum
No livro Psicologias o termo psicologia é analisado de diversas formas com base em que, todos entendem um pouco de psicologia, aí cabe o dito popular” de psicólogo e louco todos nós temos um pouco". Quando alguém tem alguma habilidade em lidar com determinada situação costuma se dizer que ela tem ou usa a psicologia. Mas essa não é a psicologia dos psicólogos e sim a psicologia do senso comum.
Psicologia do senso comum não deixa de ser uma psicologia. O que estamos querendo dizer é que as pessoas, normalmente, têm um domínio, mesmo que pequeno e superficial, do conhecimento acumulado pela Psicologia científica, o que lhes permite explicar ou compreender seus problemas cotidianos de um ponto de vista psicológico ou seja conhecimento espontâneo Arte, religião, filosofia, ciência e senso comum são domínios do conhecimento humano.
O que é psicologia?
Na Visão dos Psicólogo comportamentalista, ele dirá:
“O objeto de estudo da Psicologia é o comportamento humano”. Se a palavra for dada a um psicólogo psicanalista, ele dirá: “O objeto de estudo da Psicologia é o inconsciente”. Outros dirão que é a consciência humana, e outros, ainda, a personalidade.
Como, neste momento, há uma riqueza de valores sociais que permitem várias concepções de homem, diríamos simplificada-mente que, no caso da Psicologia, esta ciência estuda os “diversos homens” concebidos pelo conjunto social. Assim, a Psicologia hoje se caracteriza por uma diversidade de objetos de estudo.
Por outro lado, essa diversidade de objetos justifica-se porque os fenômenos psicológicos são tão diversos, que não podem ser acessíveis ao mesmo nível de observação e, portanto, não podem ser sujeitos aos mesmos padrões de descrição, medida, controle e interpretação. O objeto da Psicologia deveria ser aquele que reunisse condições de aglutinar uma ampla variedade de fenômenos psicológicos.