Trabalho de Pedagogia
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
NUCLEO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MODALIDADE A DISTÂNCIA
DISCIPLINA: PEDAGOGIA DA INFANCIA II
ORIENTADORA: CELMA
ATIVIDADE 01
JULIANE RIBEIRO TELES
ALTO ARAGUAIA – MT
OUTUBRO/2013
Este trabalho irá apresentar uma análise sobre duas crianças, Camila e Daniel, refletindo sobre os fatores que influenciaram no crescimento de ambos. Assim, iremos analisar como estão acontecendo esses desenvolvimentos e relacionar quais são os fatores intrínsecos e extrínsecos que estão incluídos no crescimento das crianças.
O crescimento é algo que deve ser monitorado pela mãe e pelo médico com uma frequência mínima de pelo menos duas vezes por ano depois de um ano de idade. No entanto, quando de trata de uma criança com menos de um ano de idade geralmente a frequência é maior porque nesses primeiros meses de vida é recomendável um acompanhamento mais assíduo junto ao médico para verificar peso, altura e demais aspectos.
De acordo com o caderno de Atenção Básica: Saúde da Criança: Crescimento e Desenvolvimento (2012) analisar uma possível subnutrição ou uma obesidade é o objetivo de um acompanhamento regular junto a um pediatra, além de evitar que desvios do crescimento possam comprometer sua saúde atual e sua qualidade de vida. (ARAÚJO, et al. 2008).
Todavia vale ressaltar que todos esses aspectos relacionados ao crescimento da criança dependem da sua interação com o meio social em que vive, isto é, está relacionado a outras pessoas, a família, aos profissionais de saúde e educação, entre outros.
Segundo o Caderno de Atenção Básica nº33 (2012) o crescimento de uma criança é expresso por meio do tamanho corporal e esse processo acontece de maneira dinâmica e contínua. Porém, há fatores que influenciam nesse processo que são os intrínsecos relacionados a questões genéticas e os extrínsecos que envolvem alimentação, saúde,