TGA II
1) Em que aspectos a Goodyear tem a ver com a teoria estruturalista?
A partir do momento que a empresa começa a observar as necessidades do cliente. Observando as necessidades dos clientes (meio ambiente) para definir estratégias.
2) Como a Goodyear montou um conjunto organizacional para ganhar mercado?
Primeiramente fez o tradicional (restruturação/reduziu custo e quadro de pessoal) mas ela montou um novo conjunto organizacional quando começou a procurar atender necessidades dos clientes.
3) Como a visão global da estrutura mudou a tarefa organizacional na Goodyear?
Quando ela passou a atuar em nichos de mercado específicos, atendendo as demandas locais dos clientes.
Exercícios/Questões
1 – Cite quais foram os fatos que deram origem a teoria estruturalista.
• A oposição surgida entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas – incompatíveis entre si - tornou necessária uma posição mais ampla e compreensiva que integrasse os aspectos considerados por uma e omitidos pela outra e vice-versa. A Teoria Estruturalista pretende ser uma síntese delas, inspirando-se na abordagem de Max Weber.
• A necessidade de visualizar "a organização como uma unidade social complexa na qual interagem grupos sociais" que compartilham alguns dos objetivos da organização (como a viabilidade econômica da organização), mas podem se opor a outros (como a maneira de distribuir os lucros). Seu maior diálogo foi com a Teoria das Relações Humanas.
• A influência do estruturalismo nas ciências sociais e sua repercussão no estudo das organizações. Na teoria administrativa, o estruturalismo se concentra nas organizações sociais.
• Novo conceito de estrutura. O estruturalismo está voltado para o todo e com o relacionamento das partes na constituição do todo. A totalidade, a interdependência das partes e o fato de o todo ser maior do que a soma das partes são as características do estruturalismo.
2 – Para onde