Trabalho de Paleontologia
Discente: Bianca de Freitas Lima - 21201344
Davi Paulo - 21202338
Guilherme Bruno - 21202255
Natália Dias Leal - 21202246
Victor Freitas - 21101573
EXERCÍCIO DE PALEONTOLOGIA
MANAUS
2014
AULA PRÁTICA – TRILOBITAS
AMOSTRA 1
Modo de fossilização: réplica
Processo de fossilização: sem processo
Descrição: trata-se de um trilobita com tamanho de aproximadamente 3,5 cm de comprimento por 2 cm de largura. Seu escudo cefálico é ovoide com borda convexa e coberto por nódulos, não é possível ver a glabela e seus olhos são grandes, porém, não é possível identificar o tipo, apresenta espinho genal, gena fixa e gena livre e a sutura facial é opistopárica. Quanto ao tórax, é composto por 12 segmentos, anéis axiais, sulcos axiais e sulcos pleurais na pleura esquerda e pleura direita. O pigídio tem contorno triangular, não apresenta espinho, e quanto a sua dimensão em relação ao céfalo é classificado como iso-macropígio. Tem aproximadamente 15 segmentos bastante delgados, além de sulcos axiais e pleurais.
Classificação sistemática: Filo Arthopoda (Proterozóico- Recente)
Superclasse: ARACHNOMORPHA (Cambriano- Recente)
Classe: trilobita (Cambriano- Permiano)
Ordem: Corynexochida (Cambriano inferior – Devoniano médio)
Paleoecologia: organismos epibentônicos, vágeis a endobentônicos, detritívoros. Ambientes marinhos bentônicos, pouco profundos de salinidade normal.
Distribuição estratigráfica: Cambriano inferior – Devoniano médio
AMOSTRA 2
Modo de fossilização: réplica
Processo de fossilização: sem processo
Descrição: trilobita com tamanho aproximado de 3,3 cm de comprimento por 2,7 de largura. Seu escudo cefálico é semicircular, apresenta glabela em forma de gota, olhos muito pequenos de forma que não é possível identificar o tipo, gena fixa e gena livre,