Cultura um conceito antropológico
Arqueologia: é a ciência que estuda a história do passado do homem, os modos de vida e as culturas do passado a partir da análise de vestígios materiais. É um ramo da ciência que possibilita ao pesquisador estudar, conhecer e reconstituir o modo de vida das sociedades passadas. É caracterizada como ciência social, isto é, que estuda as sociedades, podendo ser tanto as que ainda existem, quanto as já extintas, através de seus restos materiais, sejam estes móveis ou objetos imóveis. Os vestígios ou restos da cultura material estudados pela Arqueologia variam nas diversas partes do mundo, podendo ser, pegadas, pinturas e gravuras em rochas, armas e ferramentas e principalmente o utensílios domésticos usados no dia-a-dia de grupos extintos. Incluem-se também no seu campo de estudos as intervenções feitas pelo homem no meio ambiente. Grande parte dos primeiros arqueólogos que aplicaram sua disciplina aos estudos da arqueologia, a definiu como estudo ordenado dos restos materiais da vida humana já desaparecida. Outros arqueólogos enfatizaram aspectos psicológico-comportamentais e definiram a arqueologia como a reconstrução da vida dos povos antigos.
Paleontologia: Paleontologia é a ciência que estuda as formas de vida que viveram na Terra e o seu desenvolvimento ao longo do tempo geológico, bem como os processos de integração da informação biológica no registro geológico, isto é, a formação dos fósseis. Uma vez que os fósseis são objetos geológicos com origem em organismos do passado, a Paleontologia é a disciplina científica que estabelece uma ligação entre as ciências geológicas e as ciências biológicas.
Muitos confundem a paleontologia, uma ciência natural, e a arqueologia, uma ciência humana. Os arqueólogos diferenciam-se dos paleontólogos porque não trabalham com restos de seres vivos. Um arqueólogo estuda as culturas e os modos de vida humana do passado a partir da análise de vestígios materiais. Um paleontólogo, entre outras