TRABALHO DE PAISAGISMO
ILUMINAÇÃO :
A luz é indispensável ao desenvolvimento das plantas, que a utilizam como fonte de energia para produzirem os seus alimentos. No entanto, as plantas têm diferentes reações e necessidades de luz, podemos encontrar plantas que preferem locais com muita luz e outras que preferem locais sombrios.
No meio aquático, a luz também é importante. A partir de uma certa profundidade já não se encontram plantas, uma vez que a luz aí não chega.
ILUMINAÇÃO NORTE :
As plantas preferem a luz direta do sol, posicionadas em jardins externos a pleno sol ou em ambientes internos próximas a face norte.
ILUMINAÇÃO SUL : Plantas em jardins externos sob a sombra de outras plantas ou elementos construtivos e em ambientes internos próximos a uma face sul ou colocadas distantes cerca de 1 a 2 metros da face norte.
ILUMINAÇÃO LESTE : As plantas devem ser cultivadas em jardins externos entre conjunto de plantas ou em ambientes internos próximas a uma face leste, que receba luz plena somente até as dez da manhã.
ILUMINAÇÃO OSTE :
Locais que recebam pouca luz do sol, a vários metros de distância. Neste caso apenas plantas resistentes e adaptadas sobrevivem com tão pouca luz. face oeste.
ELEMENTO ÁGUA :
Qualquer trabalho que inclua água requer muita manutenção. É necessária uma impermeabilização eficiente, uma limpeza frequente, além de ter o cuidado de não deixá-la parada. Tudo isso requer investimento e mão de obra qualificada. É possível criar um efeito bacana de espelho d’água já a partir de 10 cm de água, porém é bom ressaltar que nem todo ambiente pede um espelho d’água, por exemplo. A decoração tem que ser proporcional ao lugar. A varanda e o banheiro são espaços adequados para ter um elemento desse tipo. O uso da água no paisagismo é cada vez mais incentivado por arquitetos.
MADEIRA : A madeira para paisagismo é um produto útil para projetos do tipo "faça você mesmo". Elas estão disponíveis em vários tipos, alguns que