TRABALHO PAISAGISMO
Para que se possa falar em paisagismo, é de suma importância que se tenha conhecimento de sua história.
O presente trabalho vem com intuito de mostrar um pouco da história do paisagismo no Brasil, focando nos séculos XIX e XX onde será apresentado os estilos Eclético, Moderno e Conteporâneo.
CONCEITO
Dentro da área de arquitetura e urbanismo, paisagismo é a técnica de planejar e organizar a paisagem para possibilitar ao homem maior aproveitamento e fruição de grandes espaços externos de uso coletivo.
Paisagismo é uma atividade que envolve arte, técnica, bom senso, bom gosto e criatividade. Consiste na criação de espaços funcionais, agradáveis e bonitos, utilizando plantas e outros elementos decorativos.
HISTÓRIA DO PAISAGISMO NO BRASIL
Os trabalhos de paisagismo têm suas origens no século XVII com o projeto do Passeio Público do Rio de Janeiro, feito por Mestre Valentim.
Durante o século XIX, com o nascimento da nação brasileira, o crescimento da papulação urbana, a mudança de hábitos sociais, faz com que o paisagismo crie suas raizes no país. Para essa época, os clientes eram apenas os que faziam parte da elite do Império e da República Velha, que os contratavam para fazer tratamentos paisagísticos de suas áreas de moradias, propiciando a criação de praças, parques púbicos e privados, boulevards, promenades e jardins sofisticados, por onde eram feitos os passeios de seus familiares.
Os paisagistas de destaque durante a Primeira República (séculos XIX e XX) especialmente no Rio de Janeiro e São Paulo, foram Paul Villon, Arsene Putmans e Reynaldo Dierberguer.
ESTILOS
A tradição cultural do período foi totalmente influenciada pelas tradições européias, e eram totalmente refletidas nas concepções dos projetos paisagísticos nacional. Faziam uma mescla de ideais, formas e materiais. Toda essa mistura foi denominada de estilo Éclético.
Esse estilo, é simbolizado pela mistura de três correntes, são elas: Clássica, Romântica e