Trabalho de Obstetrícia
ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
ENFERMAGEM NO PROCESSO DO CUIDAR DA SAÚDE DA MULHER
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS: VASECTOMIA E LAQUEADURA
MANAUS
2013
AURIANE BESSA DA SILVA
CINDY BATISTA PAREDES
JANIELE BRASIL MARINHO
KATIUSCIA MATOS COSTA CRUZ
LAYS PINHO DE SOUZA
MARIA LAUDICEIA LANA GAMA
RAFAELA MAXIMO DOS SANTOS
SHAMYRES TEXEIRA APARICIO
VERANILDE GOSMES DOS SANTOS
ENFERMAGEM NO PROCESSO DO CUIDAR DA SAÚDE DA MULHER
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS: VASECTOMIA E LAQUEADURA
MANAUS
2013
INTRODUÇÃO
A esterilização (laqueadura e vasectomia) um método contraceptivo cirúrgico e definitivo, realizado na mulher através da ligadura ou corte das trompas impedindo, o encontro dos gametas masculino e feminino e no homem, pela ligadura ou corte dos canais deferentes (vasectomia), o que impede a presença dos espermatozoides no líquido ejaculado. Quando houver indicação de contracepção cirúrgica masculina e, principalmente, a feminina deve ser baseada em critérios rígidos, observando-se a legislação vigente.
A Lei Federal 9263, de 1996, trata do planejamento familiar e o garante como direito de todo cidadão brasileiro. Para fins desta Lei, entende-se planejamento familiar como “o conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal.” Segundo a Lei, o Sistema Único de Saúde (SUS) é obrigado a garantir um programa de atenção integral à saúde que inclua, como atividades básicas, a assistência à concepção e contracepção. E isso inclui vasectomias e laqueaduras.
Conforme a Lei é preciso que a vontade seja manifestada em documento escrito e firmado e, apenas depois de receber informações sobre os riscos da cirurgia, os possíveis efeitos colaterais, as dificuldades de sua reversão e opções de contracepção reversíveis existentes que o médico pode efetuar o