O Capote
RESUMO: O capote - Nicolai Gogol
Trata-se de um conto acontecido em Petersburgo, uma cidade de clima frio.
Um simples trabalhador com o nome Akaki Akakiévitch acostumado e viciado na tarefa de copiar documentos. Todo dia leva trabalho para casa e não se cansa de fazer o que faz. Preso em sua rotina diária é alienado do mundo em que vive, vive na verdade de seu próprio mundo.
Mas essa rotina é quebrada quando seu capote, já velho e todo remendado é levado ao alfaiate e dado como sem conserto. O alfaiate que até então fazia milagres para cobrir furos e remendos no casaco, convence o seu cliente de que aquela peça não mais teria conserto.
Eis então que o dilema na vida da personagem passa a ser economizar para conseguir um novo capote. Mas para isso, é necessário que tivesse dinheiro, mas Akaki não possui toda a quantia necessária. Ganhando pouco ele se submete a uma rotina de sacrifícios e economiza cada centavo que pode.
Após alguns meses consegue ajuntar o valor necessário. E encomenda seu capote no alfaiate, que com duas semanas o entrega.
Já de posse do seu capote novo, todos os seus colegas o parabenizam, pelo capote novo. A exaltação dos seus colegas é tanta que uma festa é oferecida em seu nome, na casa de um do chefe. Sendo assim, de posse do seu novo capote Akaki vai até a casa do seu chefe, onde é recebido e acolhido pelos seus colegas. Embora a festa seja em homenagem a ele o motivo parece ter sido apenas uma desculpa, pois poucos resolvem conversar com Akaki, embora não o deixem ir embora antes da meia-noite.
Quando então uma brecha se abre Akaki resolve ir embora. No caminho, enquanto caminhava por uma praça pouco iluminada sente-se ameaçado por alguma coisa, e logo em seguida é cercado por homens, que o tomam o capote que fora conseguido com tanto custo. Sem chance alguma de se defender, é agredido por um deles e quando acorda está no chão com uma sensação de frio e apenas as finas roupas.
Chegando em casa sente