Trabalho de natureza técnica do solo
Trabalho desenvolvido por:
Lúcio, Maria, Sérgio, Rafaela,
Rivaldo da turma de Edificações
“A” na área de Nat. Téc. Dos Solos
Pelo professor Elizandro, desta
Unidade de Ensino.
Bezerros / PE, 19 de Outubro de 2.011 1. Defina solos.
R. Solo é um corpo de material inconsolidado, que recobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e a atmosfera. Os solos são constituídos de três fases: sólida (minerais e matéria orgânica), líquida (solução do solo) e gasosa (ar).
2. O que é intemperismo?
R. O termo intemperismo é aplicado às alterações físicas e químicas a que estão sujeitas as rochas na superfície da Terra, porém esta alteração ocorre in situ, ou seja, sem deslocamento do material. Este fenômeno é de grande importância para a formação e constante mudança no relevo terrestre, junto com a erosão. O intemperismo é de grande importância também na formação dos solos, pois em algumas regiões onde há grandes formações rochosas a fixação de plantas é mais difícil em relação a regiões de solo estruturalmente menos rochosos.
3. Qual a visão de um engenheiro agrônomo em relação ao que é solo? E qual a visão do engenheiro civil?
R. O solo, contudo, pode ser visto sobre diferentes ópticas. Para um agrônomo, através da edafologia, solo é a camada na qual pode-se desenvolver vida vegetal. Para um engenheiro civil, sob o ponto de vista da mecânica dos solos, solo é um corpo passível de ser escavado, sendo utilizado dessa forma como suporte para construções ou material de construção.
4. Descreva pedogênese.
R. Pedogênese é o processo químico e físico de alteração (adição, remoção, transporte e modificação) que atua sobre um material litológico, originando um solo. 5. Em relação às funções, escolha dois itens. Comente.
R. O solo é o habitat natural para uma grande variedade de organismos, tanto microrganismos, quanto animais invertebrados. Esse conjunto que vive e