Trabalho de microbiologia
Analisando o problema da gravidez com qualquer ocorrência de doença de natureza grave na gestante, sob o ponto de vista terapêutico, deparamo-nos com casos difíceis, que constituem verdadeiro desafio à formação científica e moral do médico.
Antes ocorriam em maior número os casos obstétricos em que o agravamento do mau estado de saúde da gestante colocava o médico na constrangedora situação de ver duas vidas humanas esvaírem-se, sem dispor de recursos eficazes para tentar a salvação de ambas. Os extraordinários recursos de que dispõe atualmente a Medicina oferecem aos médicos meios para prosseguir na luta em busca do fim almejado, isto é, a salvação de mãe e filho. Observa-se que, no concernente ao aspecto estritamente médico, as opiniões convergem cada vez mais na aceitação do fato de que se tornam cada vez mais raras as situações patológicas em que se poderia concluir pela impossibilidade de evolução de gravidez até a viabilidade fetal. Em tais casos é difícil, se não impossível, afirmar que o aborto salvará a mãe. Mas me recuso a assumir uma filosofia neste assunto: a posição continua completamente indefensável e por isso, aqueles que já descobriram a eterna indecisão da posição avançam na justificação do infanticídio. Mas como foi possível chegar a esta confusão toda? Por um erro inicial, um "pequeníssimo" erro: a idéia de que em caso de perigo para a vida da mãe, pode-se matar deliberadamente o filho.
Aconselhamento genético
O Aconselhamento genético é uma atitude de extrema importância para uma família. Consiste em uma consulta médica para a avaliação da doença genética de um indivíduo ou de uma família e inclui a análise das dúvidas. Pode ser necessário um exame físico do paciente afetado, se este estiver presente na consulta, para confirmar, diagnosticar ou esclarecer a condição genética. O geneticista vai identificar a melhor conduta terapêutica e também calcular e comunicar os riscos genéticos para futuras gravidezes. Pode ser