TRABALHO DE MICRO OK
CAMPUS PORTO ALEGRE
CURSO DE ENFERMAGEM
VINICIUS FATTORE
VACINAS BACTERIANAS
PORTO ALEGRE
2013
INTRODUÇÃO
A vacinação é um dos métodos mais importantes para a prevenção de doenças infecciosas, é uma forma de exposição deliberada, por meio de ingestão, injeção, ou inalação de um produto não toxico que estimula o sistema imunológico a produzir anticorpos contra vírus ou bactérias. Quando esses microrganismos, normalmente presentes no meio ambiente, entram em contato com o organismo de uma pessoa vacinada, encontram o sistema de defesa com imunidade ativa ou passiva pronto para combatê-los. Com este trabalho veremos quais as vacinas pertencentes a estes dois grupos e suas funcionalidades.
IMUNIDADE ATIVA
A imunidade ativa é uma estimulação que pode ocorrer por infecção natural ou pelo uso de vacinas preparadas a partir de bactérias ou seus produtos. A vantagem da proteção conferida pela imunização ativa é sua característica duradoura, justificada pela existência de uma memória imunológica onde é composta por polissacarídeos capsulares, exotoxinas, proteicas inativadas (toxoide) bactérias mortas ou bactérias vivas atenuadas.
Polissacarídeos Capsulares
Proteínas ou açúcares extraídos de bactérias ou vírus ou sintetizados em laboratório. Vacina contra Haemophilus influenzae contem o polissacarídeo do tipo b conjugado ao toxoide diftérico ou outra proteína carreadora. O Haemophilus influenzae causa doenças como meningite, septicemia, epiglotite. A imunidade contra Hib e mediada por anticorpos séricos contra o polissacarídeo capsular da bactéria. A vacina e administrada por via intramuscular (IM), sendo necessárias duas doses com dois meses de intervalo para pacientes imunossuprimidos. Os efeitos adversos são leves: eritema local e reação febril leve. Adultos saudáveis não tem risco de desenvolver infecções por H. influenza e, no entanto, pacientes imunocomprometidos podem apresentar septicemia ou infecção