Identifica O De Oportunidade I E II
Identificação de Oportunidade I e II.
COMO ANALISAR UMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Um empreendedor de primeira viagem possui varias duvidas em relações as sua idéias, pois não se sabe se sua idéia pode ser transformada em dinheiro,se é viável ou se vai atingir um certo publico. Por isso é essencial analisar e avaliar algumas idéias nas quais podem representar uma boa oportunidade.
Para o empreendedor identificar uma oportunidade ele tem que fazer um analise, que são formada por duas etapas. A primeira avalia o aspecto externo da sua idéia, ou seja, sua relação com o mercado.A segunda leva em conta o aspecto interno, ou seja, se sua idéia se encaixa em seu perfil de empreendedor.
Como disse Vinod Khosla “Todo grande problema é uma grande oportunidade de negócio. Se você não tem (resolve) um grande problema, não tem uma grande oportunidade de negócio nas mãos. Ninguém irá pagá-lo para resolver algo que não é um problema”. Toda boa oportunidade de negócio deve resolver um problema, pois normalmente quando mais simbólico for o problema que sua idéia apresenta maior tende ser sua margem de lucros.
A análise dos aspectos externos também implica a avaliação de quatro critérios propostos pela Mckinsey a respeito de uma avaliação de uma oportunidade de negócio.
Aspectos externos:
1. Benefício claro para o cliente? Ou seja, o cliente vê o produto/serviço e já percebe como isso será a melhor solução para o problema que ele tem?
2. Tamanho de mercado adequado? Em outras palavras, resolve o problema de um número significativo de pessoas?
3. Potencial de lucratividade e rentabilidade? O número significativo de pessoas da questão anterior é grande o suficiente para gerar os resultados financeiros esperados pelo empreendedor e/ou investidor?
4. Diferenciação/inovação? Aqui não vale só copiar o que já existe. A ideia é realmente melhor que as soluções já oferecidas pela concorrência?
A professora de empreendedorismo da Universidade Stanford Tina Seelig,destaca