Trabalho de metodologia
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Resenha sobre Artigo “Ética e Qualidade nas Organizações”
Natal/RN
2014
Autor: Paulo Sertek. Título: Ética e Qualidade nas Organizações.
O artigo de Paulo Sertek demonstra como o mundo empresarial é extremamente voltado para lucros, logo para que se consiga o maior lucro possível em um menor tempo, muitos empresários esquecem a ética. Esse fato é tão comum que atualmente falar de ética empresarial é motivo de piadas, porém não se pode esquecer que ações de caráter ético dão estabilidade às pessoas e as empresas.
É necessário dizer que a ética é um comportamento consciente do homem, ou seja, é um conjunto de princípios usados pelo homem para nortear suas decisões. São esses princípios que atuam no processo de realização pessoal, processo esse que as pessoas tanto buscam e não encontram, pois hoje a sociedade tem como solução para todos os problemas humanos o progresso, porém ele só avança no âmbito científico e este somente não consegue suprir o desejo de auto-realização.
Como as pessoas têm liberdade de escolher o que contribui para sua realização, elas mesmas fazem suas edificações. Quando suas escolhas estão de acordo com os princípios éticos há um aperfeiçoamento da personalidade, caso contrário há um corrompimento.
Um grande desvio ético da sociedade atual é a “Ética das Aparências” em que as pessoas buscam adequar atitude ética a um meio, sendo que ela tem que ser perene e independente do meio. Não pode ser uma encenação por medo do flagra em alguma transgressão, tampouco ser a ética da mediocridade em que se faz o certo somente porque os outros fazem. A verdadeira postura ética é a das virtudes morais, a da busca pela excelência.
Com relação às virtudes, elas nada mais são do que qualidade no agir, são os bons hábitos e o oposto dela é denominado vício, ou seja, os maus hábitos. Segundo alguns filósofos, temos duas naturezas, a primeira seria o nosso lado que